top of page

mostra vídeodança

IMG_7632.JPG

Videodança, uma dança do impossível?

Começar o texto com uma interrogação não poderia ser mais adequado para pensar uma expressão artística tão contemporânea e com tantas ranhuras possíveis quanto esta. A videodança, uma expressão disparadora de linhas de fugas e potências, poderia nos deixar aqui em um limbo das palavras enquanto promessas da ação. Porém, enquanto ensaio curatorial desta arte que tanto nos inquieta, pretendemos apresentar o que a videodança nos traz nos intervalos de seu corpo, uma expressão artística do vir a ser, do se tornar. E é neste caldo de vazios e brechas que nos colocamos, deliciosamente pretensiosos, dispostos a ecoar o vazio potencial do vir a ser da videodança, ou seja, aquilo que ela nunca é, mas torna-se …
A proposição da turma de Dança e Produção Cultural 2019.2 é uma aposta na produção artística e cultural que vêm sendo realizada nas universidades do país. Em tempos como estes, as universidades, as artes e os corpos têm sido rechaçados por setores diversos da sociedade. Seja pela incompreensão, seja pela má fé; cabe ao meio universitário e artístico colocar-se em defesa e em combate.
Diante de tal cenário de desmonte e descrédito das potencialidades universitárias, nos propomos, enquanto agentes culturais, dar voz, visibilidade e tantos outros sentidos quanto possíveis a estas produções que tanto enriquecem a cultura nacional.
A videodança não poderia nos ser tão cara e representativa para o momento atual. Uma arte transitória que esgarça as possibilidades do corpo e as possibilidades do vídeo. Um transbordamento de linguagens. Linguagens ora virulentas, ora delicadas… não buscam dócil compreensão. A videodança não é intelectiva ou enunciativa: ela é transbordamento. Suas tramas são mais complexas quanto fluidas. Por se tratar de corpo e por se tratar de movimento, resistimos universitária e artisticamente enquanto território conquistado. Transbordamos em direção a um outro para fortalecermo-nos.
Por ser uma dança e um corpo do (im)possível é que temos o dever de não deixar que salguem nosso território.
Mostra Universitária de Videodança

Laís Lara

------------------------------------

Mostra organizada pelos alunos da disciplina Dança e Produção Cultural 2019.2 do curso de Produção Cultural - UFF - CURO.

  • Moisés Bruno - Produtor/Curador/Expositor/Comunicação

bottom of page